Uma pimenta pra chamar de sua…

A pimenta parece a princípio um péssimo hábito. Ela aumenta a pressão e causa sudorese, reage como um efeito tóxico…

Entretanto, o consumo de pimenta é um grande aliado da saúde. A capsaicina, a substância responsável pelo ardor das pimentas, é responsável pela liberação de endorfina no cérebro, agindo como um analgésico natural e trazendo sensação de bem-estar, além de ser antioxidante, antibacteriana, expectorante, descongestionante. A pimenta também tem efeito termogênico e afrodisíaco. Ela também auxilia, estimulando o metabolismo, a abaixar os níveis de colesterol no sangue, melhora a circulação sanguínea e também propriedades anticâncer.

Agora, as propriedades mais estranhas da pimenta: ela estimula a digestão e a circulação no estomago, ajudando a CICARTIZAÇÃO de úlceras. Tem efeitos ANTI-FLATULÊNCIA. E o melhor, auxilia no processo de beber Vodca, com o famoso Cachorro-louco!

(Pensando bem, taí um mau hábito relativo à pimenta)…

As Pimentas são muitas, utilizadas tanto em grãos ou ao natural, um excelente tempero para quem gosta de sabor quente. Conheça os principais tipos:

pimenta20biquinho20em20conserva-540x540Pimenta Biquinho: Pequena variedade de pimenta-de-cheiro, de cor vermelha e arredondada como uma abóbora minúscula. É vendida em conservas, tem aroma floral e quase não queima a boca, podendo ser usado menos na condimentação e mais em guarnições de ensopados.

Escala de Scoville: baixo.

g_pimentbodevermPimenta Bode: Variedade de pimenta de cheiro. Redonda e vermelha como uma cereja, mas muito picante, é usada em receitas caseiras do oeste de Minas Gerais e do cerrado.

Escala de Scoville: Alto (acima de 15000).

pimentacaienaPimenta Caiena: Essa é vermelha e bastante ardida, especiaria extremamente picante, parte da família da pimenta malagueta. Natural da América Central pode ser encontrada ao natural ou seca. Mas é ótima para molhos e tempero de peixes, apesar de acompanhar bem qualquer tipo de carne e queijos.

Escala de Scoville: Entre 30000 a 50000.

pimenta-cambuciPimenta Cambuci: Ela tem o formato gracioso de uma cabacinha e o sabor agradável que combina o aroma das pimentas ardidas com a doçura de um pimentão. Também pode ser conhecida como “chapeu de bispo”, mas parece que o nome cambuci é mais popular. É que, quando verde, a pimenta lembra a fruta cambuci.

Escala de Scoville: baixo.

Pimenta Chilli: Pimenta extremamente picante, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal no tempero de sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis.

Escala de Scoville: Entre 40000 a 50000.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pimenta Cumarí: Redondinha, verde, dizem que não faz mal a ninguém.

Escala de Scoville: Alta (acima de 15000)

Pimenta Dedo de moça:

Escala de Scoville: Entre 5000 a 15000.

Pimenta da Jamaica: muito usada na cozinha Síria. Utilizada em sopas, molhos, marinados, bebidas e picles. Combina também com patês, vinha d’alhos, carnes, berinjela e cenoura. Moída pode ser utilizada em bolos, biscoitos, sorvetes, pudins, molho para churrasco e picles de ovos. Assemelha-se a grandes grãos de pimenta, mas seu gosto lembra o sabor de uma mistura de noz-moscada, macis, canela e cravo-da-índia. Ótima na vinha-d ’alhos.

Escala de Scoville: Baixa.

pimenta_cheiroPimenta de Cheiro: Vem da Bahia. Redondinha, vermelha, é bem ardida, mas bastante perfumada também.

Escala de Scoville: Variável.

pimenta_do_reino_mini_mini_mini_mini

 

Pimenta do Reino: Pimenta internacionalmente conhecida. Essencial em toda cozinha, poucas receitas a dispensam. Há duas espécies de Pimenta do Reino, a Pimenta do Reino Preta, mais forte e a Pimenta do Reino Branca, um pouco mais suave. Na culinária francesa, molhos e carnes brancas normalmente são temperadas com a pimenta branca, por uma questão estética.

Escala de Scoville: Varia de baixo a muito alto, dependendo de condições de moagem e da presença da casca.

Pimenta Jalapeño: pimenta verde que recebeu esse nome graças à cidade de Jalapa, capital de Veracruz, no México. É uma das mais suaves e pode ser encontrada fresca ou em conserva. Seca, é conhecida como chipotle.

Escala de Scoville: Entre 2500 a 8000.

Pimenta Habanero: Mais violenta de todas as pimentas comerciais. É um dos orgulhos da mesa mexicana e já foi citada pelo Livro dos Recordes como a pimenta mais picante do mundo. Entre as pimentas plantadas, ainda é. Só foi suplantada por exemplares de laboratório, como a bhut jolokhia.

Escala de Scoville: Entre 100000 a 350000.

Pimenta Malagueta: Vermelha ou verde, comprida, das mais ardidas. Usada em assados, catchup, molhos chilli.

Escala de Scoville: Entre 50000 a 100000.

Pimenta Rosa: Misturada à do reino preta, branca e verde, decoram e confere sabor delicado a saladas, e molhos. Deve ser usada com moderação, pois seu sabor predomina sobre o sabor de outros temperos.

Escala de Scoville: Varia de baixo a muito alto, dependendo de condições de moagem e da presença da casca.

Pimenta síria ou Bhar: é uma mistura de especiarias como, pimenta-da-Jamaica, canela, pimenta-do-reino preta e branca, noz-moscada e cravo em pó. Amplamente usada na cozinha de várias regiões árabes.

Escala de Scoville: Baixa.

Pimenta Tabasco: Variedade de pimenta muito picante, do tipo Capsicum frutescens, ignorada até ser descoberta por um certo Edmund McIlhenny, de Louisiana, que produziu, em 1868, o mais famoso molho de pimenta de todo o mundo. Refere-se à região mexicana de Tabasco, de onde seria originária.

Escala de Scoville: Entre 15000 e 30000.

Pimenta Vermelha ou Calabresa: é muito picante e deve ser usada com moderação. Muito utilizada em pratos mexicanos e italianos. Molhos de tomate e saladas, aves, peixes, frutos do mar, patês e pizzas.

Escala de Scoville: Entre 1500 e 5000.

P.S.: Tenho um curso em vídeo para preparo de conserva de pimentas. Assim que assimilá-lo, repasso para vocês.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s