O que fazer com meu forno?

em

Bom, o forno do nosso fogão lá em casa nunca foi muito bom, mas, no último ano, ele começou a perder o calor rápido de mais. Preciso trocá-lo.

Entretanto, para assar um bom pão, é necessário estar atento a temperatura do forno, e a técnica empregada para assá-lo. Basicamente, um pão assa de dentro para fora, e o vapor tem um função especial, permitindo que o pão cresça um pouco mais, desde que sua casca asse lentamente.

O vapor também tem responsabilidade por dar cor a casca do pão. Ser a caramelização é lenta (e o vapor ajuda nisso), você não precisa pincelar gema de ovo no pão. Também é certo que um pão que asse com menos vapor e mais rápido terá menos casca, e menos cor.

Porém, como fazer isso com os fornos convencionais, desses que temos em casa?

A primeira dica, e mais fácil de todas é: asse seu pão dentro de uma panela de ferro com tampa. Essa técnica é antiga, e existe uma panela de acampamento especifica, chamada de forno alemão (dutch oven) que cumpre o serviço. Lembre de forrar a panela com papel manteiga.

Outra dica é assar no vapor o pão. Para isso, você vai precisar de uma assadeira com água fervendo, que deve ser posta rapidamente no forno, já pré aquecido por pelo menos dez minutos, em temperatura máxima. Ela deve ser posta na parte mais baixa do forno. Deixe uma assadeira rasa (ou placa de pedra de assar pizza, ou qualquer placa de metal para fazer a vez de refratário), na grelha superior, logo no início do aquecimento do pão. Coloque os pães sobre papel manteiga e coloque-os rapidamente no forno.

Só reiterando a ordem: ligue o forno no máximo, coloque um refratário na grelha e coloque água para ferver. depois de dez minutos, encha uma assadeira com a água fervente e coloque rapidamente no assoalho interno do forno. Mais cinco minutos, “embrulhe a parte de baixo do pão com papel manteiga e o coloque acima do refratário.

Como opcional, você pode abrir o forno de tempos em tempos e usar água quente com um borrifador (nunca me dei bem com esse truque., mas vale registrá-lo).

Em alternativa a assadeira com água fervendo, você pode por toalhas enroladas, umedecidas em água fervente, dentro de formas de bolo inglês no assoalho do forno. (Esse ainda não tentei, mas já vi vários feedbacks positivos na internet).

Outra questão é a temperatura: pães rústicos exigem temperaturas mais altas e maior tempo de cozimento. num bom forno, algo entre 200 a 230 °C, de 35 a 45 minutos. Tem muita receita por aí que coloca temperatura e tempos menores, mas a grande verdade é essa.

Uma outra opção: faça um forno a lenha no seu quintal.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s