Sauerrüben – Wild Fermentation

Mais uma receita traduzida que segue…

Uma variante tradicional do chucrute na Alemanha é o Sauerrüben, feito de nabos.  O nabo é um vegetal muito mal interpretado e desapreciado. Nossos feirantes locais, Andy e Judy Fabri, muitas vezes são deixados com cestas de nabos já macios no fim da feira. Nossa comunidade sempre agradece por esses alimentos envelhecidos. É uma missão de limpeza gloriosa recuperar esse tipo de alimento para o seu passado glorioso, mas ainda nutritivo e comestível, que antes era relegado a compostagem. E a fermentação é uma grande saída para o aproveitamento dessa súbita generosidade.

Eu amo esse sabor cortante e doce dos nabos, e a fermentação intensifica esse sabor. Meus companheiros da comunidade raramente acompanhavam meu entusiasmo por fermentação até provarem pela primeira vez o meu Sauerrüben. Eles gostam disso agora como se fosse uma rica sobremesa de chocolate. O que é uma boa coisa, visto que o meu jardim está sofrendo de uma hiper safra de um primo do nabo que também serve para o sauerr6uben, a rutabaga (cruzamaento de nabo com repolho). Você pode combinar a fermentação de nabo e repolho, ou com o que quiser.

 

Tempo de preparo: de 1 a 4 semanas

 

Ingredientes (para dois litros)

 

2 quilos de nabos ou rutabagas

3 colheres de sopa (45 mL) de sal

 

Processo:

 

  1. Corte os nabos em fatias ou rodelas, como preferir.
  2. Polvilhe os nabos cortados com o sal. O processo pode levar um pouco mais ou até menos sal, é questão de prática e paladar.
  3. De maneira análoga ao processo do chucrute, você pode adicionar outras raízes, verduras, temperos e ervas a seu gosto, ou não, mantendo somente o sabor marcante do nabo, se preferir.
  4. Coloque um peso sobre os nabos e cubra-os. Como os nabos tem mais água do que o repolho, não há a necessidade de colocar muita pressão sobre eles para fazer a salmoura.
  5. Confira após alguns dias. Retire qualquer eventual mofo de superfície e enxágue o peso e a tampa. Prove o sauerrüben. Conforme o tempo passa o sabor fica mais forte. Aproveite esse sabor por semanas no tempo quente ou meses nos climas mais amenos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s