Empanadas, Receita da Paola Carosella.

Testado e aprovado.

 

Ingredientes:

Para a massa:

500 g de farinha de trigo;

115 g de banha de porco;

1 xícara de água morna;

10 g de sal refinado.

Para o recheio:

O QUE VOCÊ QUISER.

MODO DE PREPARO:

Massa: Numa panela, amornar a água. Desligar o fogo, acrescentar a banha e deixar derreter. Colocar a farinha numa bacia (“eu gosto de peneirar as farinhas sempre”). Junte com o sal e acrescente a mistura de água e banha ainda quente. Amasse até formar uma massa lisa, bonita, agradável de se trabalhar. Embrulhe num pano ou filme plástico e descanse na geladeira até a massa ficar firme, por pelo menos quatro horas e até 24. Após o descanso, corte em 12 porções ou bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena, e estique com o rolo até ficarem com 13cm de diâmetro e 3mm de espessura, aproximadamente. Outra forma é abrir a massa inteira com rolo e depois cortar os discos com cortador de 13cm. (Guarde as aparas; pode-se amassar de novo para mais empanadas ou assar sem recheio, polvilhadas com sal, e servir como bolachas, ou ainda misturar a massa com sementes de erva-doce e raspas de limão, fritar no óleo e polvilhar com açúcar de confeiteiro.) Pode empilhar uma sobre a outra. A massa não vai grudar, e isso evita que ela seque. Se não for preparar as empanadas na hora, embrulhe novamente num plástico ou pano de cozinha e guarde na geladeira até a hora de rechear. Não é recomendável guardar a massa por mais de 24 horas. Para assar: use um forno muito quente (“a massa e o recheio se comportam muito melhor num forno quente, e o “queimadinho” é importante’’). Coloque as empanadas numa fôrma própria para forno, untada com um pouco de óleo (“bem pouco, pois a massa já tem banha’’). Deixe um espaço entre uma empanada e outra. Pincele com gema de ovo misturada em leite (uma gema para uma xícara de leite) e polvilhe com açúcar (opcional). Cozinhe por dez minutos ou até ficarem douradas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ela/gastronomia/aprenda-fazer-empanada-saltena-de-paola-carosella-17409175#ixzz4Sd1AArMe
© 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s