Falsas alcaparras das vagens de Milkweed /Nastorium , de Wild Fermentation

Segue uma receita interessante, porém, com plantas que não são nativas.

As alcaparras são os botões das flores de um arbusto mediterrâneo, que eu nunca vi pessoalmente. Mas seus delicioso sabor salgado é comercialmente fácil de encontrar é resultado de um processo de conservação em salmoura, e é certo de que outras vagens e botões podem ter a mesma textura.Minha amiga Lisa e eu estávamos comendo vagens e discutindo o quanto gostávamos delas.  Tanto na comida quanto na moda, os “acessórios” fazem a diferença. Lisa havia me avisado que tinha colhido várias vagens de Milkweed[1], e que não tinha ideia do que fazer com elas. Então, as misturamos em um lote de conservas, e o resultado foi excelente; melhor que alcaparras,  eu diria. As vagens de Milkweed não podem ser compradas em mercados, mas é uma planta que cresce em qualquer canto da América do Norte.  As vagens que você vai querer aparecem no alto verão, quando as flores grandes caem. Quanto menores as vagens, melhor.

As vagens de Nastorium[2] são ótimas alternativas as alcaparras, usando o mesmo processo. Elas aparecem mais próximas ao final do verão, quando as flores caem, e parecem  pequenos cérebros verdes., todas enrugadas e dobradas. Seu sabor lembra o das folhas e flores do Nastorium, apimentadas e quentes.

 

Tempo de execução: de 4 a 7 dias.

 

Ingredientes (para 500 mL)

 

1 ½ copos (375 mL) de vagens de Nastorium ou Milkpod

Sal marinho

! ou 2 cabeças de alho

 

Processo:

 

  1. Colha as vagens, do menor tamanho possível. As vagens de milkpod podem tornar-se enormes, fibrosas e amargas.
  2. Dissolva o sal na água, na proporção de ¼ de colher de sopa para 1 copo (250 mL) de água, para criar um pouco de salmoura.
  3. Encha um pote de 500 mL com as vagens e o alho descascados, o quanto você tiver paciência de descascar.
  4. Coloque a salmoura no pote até cobrir as vagens e o alho. Caso não tenha salmoura o suficiente, adicione mais salmoura, respeitando a proporção acima.
  5. Ponha um peso sobre as vagens e o alho para submergi-los na salmoura. Use uuma jarra menor que encaixe na boca da jarra com salmoura, ou um pequeno zip-lock cheio de salmoura. Improvise. O importante é manter as vagens e o alho submersos na salmoura, enquanto eles tentam flutuar.
  6. Prove as vagens diariamente. Se o sabor estiver bom, mas não maduro o suficiente, aguarde por quatro dias a uma semana. Após uma semana, uma película de mofo pode aparecer, e é só escumá-la.
  7. Mantenha sob refrigeração, e use quando precisar.

 

[1] Asclepias L. é um género botânico pertencente à família Apocynaceae. (Fonte: Wilkipedia)

[2] Barbarea verna é uma espécie de planta com flor pertencente à família Brassicaceae. A autoridade científica da espécie é (Mill.) Asch., tendo sido publicada em Flora der Provinz Brandenburg 1(1): 36. 1864 [1860]. . (Fonte: Wilkipedia)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s