Receita de Yorkshire Pudin

serienaestrada-3535906

Nos belos anos de 2015, existia um programa no Discovery Home and Health chamado “Delícias na Estrada”, onde dois irmãos britânicos, Tom e Henry Hebert, um padeiro e o outro açougueiro, viajavam atrás de receitas e ingredientes típicos do interior da ilha (acho que ja falei deles na receita de Pão de Soda Irlandês). E a presença do “Pudim de Yorkshire” era constante, servido junto a cozidos e molhos.

E essa semana, o bendito pudim de Yorkshire reapareceu na minha frente, com parte da execução sendo mostrada, na atual temporada do MasterChef Brasil

Basicamente, esse bolinho nada mais é que uma massa de panqueca sem fermento, que cresce devido ao mesmo princípio do Chapati e do Poori (Pães azimos indianos): O calor “sela” sua superfície, retendo o vapor do cozimento internamente, inflando a massa.

Ingredientes
  • 3 ovos,
  • 115 g de farinha de trigo,
  • 250 ml de leite,
  • Banha de porco ou algum outro tipo de gordura, como óleo vegetal ou manteiga),
  • Sal.
Modo de preparo:
  1. Misture os ovos, a farinha e o sal;
  2. Adicione  o leite até ficar uma massa parecida com a de panqueca. Deixe descansar  na geladeira por até 12 horas. (Esse descanso não é obrigatório, já fiz com descanso menor e o resultado foi igualmente satisfatório);
  3. Coloque um pedacinho da banha em cada forminha de empada, ou aquelas de cupcake. Use também um fio de óleo para a banha ou manteiga não queimar. Se usar olho vegetal, certifique-se que ele tem o ponto de fumaça alto.
  4. Aqueça esta banha no forno (a 240°C) por aproximadamente 10 minutos. Retire a forma do forno e coloque a massa. Preencha até a meta de massa. Se quiser que o pudim tenha uma leve afundada no centro, deixe a gordura cobrí-lo por completo. Caso queira um bolinho mais alto, ponha um pouco mais de massa, saindo da gordura (mas não encha totalmente a forma, a ideia é deixar a parte de cima da massa fora do óleo).
  5. Asse por 25 minutos até que fiquem dourados  e crocantes.

Na foto, o pudim servido com frango, cenoura, tomate, alho e abobrinhas assados no forno, com um molho “gravy” feito da marinada do frango (sem a gordura, após o frango assar no forno com papel alumínio por 40 minutos e os legumes por pelo menos 20 minutos), levemente reduzido e espessado com amido de milho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s