Pudim de Tapioca

Minha esposa (que logo estreia escrevendo por aqui também) é diabética, e eu recentemente também fui diagnosticado com a “mardita“. Sempre pensamos em sobremesas que possamos comer com menos culpa , embora haja uma grande polêmica envolvendo a tapioca com a diabetes, experimentamos essa receita no final de semana, e ficou maravilhosa.

É preciso explicar que a tapioca tem carboidratos de alto índice glicêmico (que fazem a glicemia subir rapidamente, como os açúcares simples fazem). Porém, cada 100g de tapioca tem 347 kcal e 3,25g de açucares. Sendo que uma tapioca média tem aproximadamente 60g, a porção tem singelas 68 kcal.

No doce, ela faz a vez dos ovos e do leite condensado. O balanço energético, em si, é favorável para  a receita tradicional. Porém, quando pensamos em açucares, a coisa muda de figura. A vantagem é que essa receita praticamente não tem açúcares, conforme pesquisa rápida no FatSecret:

Balanço calórico entre ingredientes
Tapioca  (500g) Leite condensado (395g) 3 ovos
Calorias (kcal) 1735 1283,75 222
Açúcares (g) 3,25 213,3 1,14

Como diz uma música do Matanza, “o segredo do sucesso é a moderação, tem o dia sim e tem o dia não…”. Segue a receita:

Ingredientes:

500 g de tapioca granulada

1 vidro de leite de coco

200g de coco ralado sem açúcar

1l de leite quente

Algumas gotas de essência de baunilha

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes secos. Deixe-os hidratando por trinta minutos no leite quente. Passado esse período, cozinhe em banho-maria, em fogo baixo, até engrossar. Unte uma forma com um pouco de margarina e passe a massa cozida para ela. Deixe descansar na geladeira até esfriar.

A foto tem uma geleia rala de uvas com cravo por cima, fico devendo a receita de geleia diet pra uma próxima oportunidade (e uma apostila de geleias e compotas em breve).

 

 

 

Deixe um comentário