Bom, esses dias eu acabei lendo algumas notícias envolvendo o sacrifício de vacas leiteiras para a manutenção do patamar do preço do leite, e me veio a cabeça imediatamente esse documentário – Food Inc. (aqui no Brasil “Alimentos S/A).
Tenho vários colegas vegetarianos e veganos – eu mesmo me mantive um ovolactovegetariano por muito tempo – e sempre tive um certo receio do discurso político atrás do veganismo. Até ver esse filme.
A indústria alimentícia, como qualquer negócio, visa o lucro. Talvez esse seja o maior problema social do nosso mundo: produzimos alimentos, mas ainda temos milhões que passam fome. Somos assombrados com pesquisas que apontam cada vez mais uma maior necessidade de produção de alimentos , porém, há tempos o que vemos são sequenciais quebras de safra que não impactam a nossa mesa. Quem faz feira vê isso: mudanças climáticas alteram o preço dos alimentos, que demoram a voltar ao patamar anterior, quando voltam.
Embora o clima seja um vetor importante dessa equação, o documentário ataca a indústria (e com razão). Explicações simples como a do porque um produto “in natura” ou de baixo beneficiamento ser mais caro que o mesmo produto após a industrialização, por exemplo, são clarificadas a nossa vista.
Claro, a crítica cabe a pecuária, no geral, mostrando o quão cruel o abate de animais tem sido. Outros pontos, como a distribuição de recursos também são visualizados nesse documentário. Cenas de abate são fartas, e, se você acredita que sua proteína veio da bandeja do congelador do supermercado, talvez não seja o documentário que você queira ver…
Por fim, comparações com os meios de produção menos industrializados, e de como ideias como consumo regionalizado, tecnologias que auxiliam a produção de orgânicos (recentemente vemos notícias de como a aeroponia pode auxiliar nisso) . Vale a vista pela reflexão, e pra você lembrar que, pelo menos em parte, seu amigo vegano tem razão.