Nesse segundo semestre eu acompanhei os episódios da primeira e segunda temporada da série “Antony Bourdain: Fora do mapa”. O documentário, produzido pela CNN, é exibido aos sábados, na faixa das 22h30 no TLC, e aborda a cultura da alimentação (e as vezes, da alta gastronomia), em locais inusuais, áreas de conflito, ou onde movimentos históricos fizeram mudanças a ponto de transformarem o que se convencionou chamar de “movimento gastronômico” em algo realmente notável.
A pegada do documentário, algo típico dos programas e até da própria personalidade de Tony Bourdain (se você não conhece, o cara tem a alcunha de “Keith Richards da Culinária”. Se você não sabe nem quem é Keith Richards… bem, vá ao Google.) dá ao programa uma toada mais descontraída, mesmo em momentos tensos (Mas não tanto quanto em seus outros programas: “Sem reservas” – com nove temporadas; e “Fazendo escala” – este com três temporadas, ambos também exibidos em reprises intermináveis pelo TLC).
Os episódios são os seguintes:
S01 – EP 01 – Mianmar – Onde, após um certo “relaxamento” do controle governamental do país, a equipe visita o interior do país, com paisagens incríveis e destaque para uma viagem de trem… peculiar.
S01 – EP 02 – Los Angeles, EUA – O que a mistura das culturas filipinas, coreanas e latinas, confinadas na zona leste pobre e mais distante do Glamour de Los Angeles tem a oferecer de diferente, e o que isso tem a ver com “A Batalha de Los Angeles” nos anos 90?.
S01 – EP 03 – Colômbia – Mais do que os olhos do noticiário podem ver, a cultura gastronômica da Colômbia é rica e interessantíssima, dadas suas múltiplas características geográficas (Área amazônica, Andes, Costa do Pacífico e do Atlântico), demonstradas nesse episódio.
S01 – EP 04 – Quebec, Canadá – Antony Bourdain, acompanhado de dois grandes chefes canadenses, mostrando as peculiaridades do estado de Quebec, em outra viagem de trem com jantares apoteóticos e uma coleção de talheres…
S01 – EP 05 – Tânger, Marrocos – A chamada “Interzona” por Burroughs, que guia os pensamentos para algo além do ponto de fuga das ideias do ocidente, buscada por diversos artistas com Rolling Stones e Rimbaud, por exemplo, nos anos 60 e 70 em Tânger.
S01 – EP 06 – Líbia – A Primavera Árabe, o medo, a luta contra Gadaffi e como as pessoas se reorganizam no meio de tudo isso.
S01 – EP 07 – Andes Peruanos – Acompanhado do chefe Eric Ripert, Antony vai atrás dos segredos que envolvem uma variedade especial do que se auto intitula “o melhor cacau do mundo”.
S01 – EP 08 – Congo – Bourdain olha para o Congo como uma das maiores potências industrializadas da África, agora em grande parte desintegrado ao nada e ao caos.
S01 – EP 09 – Retrospectiva – Não exibida pelo TLC.
S02 – EP 01 – Israel – Jerusalém, West Bank, Gaza. Como duas culturas opostas convivem a mesa, com suas relações e dificuldades. (Destaque ao restaurante brasileiro Mides, cuja história e contada melhor neste artigo.)
S02 – EP 02 – Andaluzia, Espanha – A semana santa na terra das Tapas.
S02 – EP 03 – Novo México, EUA – A cultura dos cowbows típicos (ou nem tanto) de filmes de western, das drogas, das armas, dos caminhões monstros, e, possivelmente, de alienígenas.
S02 – EP 04 – Copenhagen, Dinamarca – A beleza natural, as espécies únicas e suas contribuições na culinária, e como uma sociedade quase modelo vive isso.
S01 – EP 05 – Sicilia, Itália – Sicilia way of life. Não precisa dizer mais nada.
S02 – EP 06 – Hillbrow, África do Sul – Se a Dinamarca é uma “quase” sociedade modelo, o que dizer da sociedade sul africana que, mesmo sem a presença do “Madiba” Nelson Mandela, convive em sua multiplicidade. Esse episódio, num subúrbio da África do Sul, mostra alguns detalhes e cicatrizes dessa convivência e do Apartheid.
S02 – EP 07 – Tóquio, Japão – O paradoxo e as loucuras da noite em Tóquio. Com bares apertados e a cultura competitiva, o fetichismo exacerbado e a precisão técnica e milenar. Tudo em um só local. E tentáculos.
S02 – EP 08 – Detroid, USA – Um dos locais que sofrem com uma crise dramática, talvez uma das mais severas no mundo. E a força de um povo em se reerguer, em meio a terrenos abandonados e uma cidade repleta de vazios habitacionais, hortas urbanas e gangues de máquinas de cortar grama.
S01 – EP 09 – Retrospectiva – Não exibida pelo TLC.