[Notícia] Vaticano proíbe pão sem glúten na Sagrada Comunhão

em

Notícia retirada do site português Visão, link original aqui.

Em carta enviada, a pedido do Papa Francisco, aos bispos diocesanos, a Congregação para o Culto do Divino e a Disciplina dos Sacramentos explica que apenas no caso das hóstias é tolerado o baixo teor de glúten. E o vinho, também não pode ser qualquer um

O anúncio, feito a pedido do Papa Francisco, foi entregue a todos os bispos através de uma carta emitida pelo Cardeal Robert Sarah da Congregação do Vaticano para o Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos. No anúncio estava explícita a proibição do uso do pão sem glúten na Sagrada Comunhão.

O Cardeal Robert Sarah escreveu, na carta que enviou aos bispos, que “é para o Bispo, como principal distribuidor dos mistérios de Deus, moderador, promotor e guardião da vida litúrgica na Igreja, confiado aos seus cuidados a vigilância da qualidade do pão e do vinho a ser usado na Eucaristia.”

A Congregação recorda que o pão deve ser ázimo, unicamente feito de trigo. “É um abuso grave introduzir, na fabricação do pão para a Eucaristia, outras substâncias como frutas, açúcar ou mel. Já as hóstias completamente sem glúten são inválidas, sendo tolerado hóstias parcialmente providas desta substância.”

A necessidade desta decisão surgiu com a venda do pão, utilizado na Eucaristia, nos supermercados e até mesmo na internet, considerando que este pão deveria ser apenas produzido por pessoas da comunidade religiosa. Segundo disse o Cardeal Sarah “é um abuso grave introduzir outras substâncias, como frutas, açúcar ou mel, no pão.”

O vinho utilizado na Eucaristia também não pode ser qualquer um. Segundo a carta “é totalmente proibido usar vinho de autenticidade ou proveniência duvidosa.” O vinho só pode ser “natural, do fruto da uva, puro e incorrupto, não misturado com outras substâncias.”

Os católicos acreditam que o pão e o vinho servidos durante a Eucaristia são convertidos no corpo e no sangue de Cristo através de um processo conhecido como transubstanciação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s